quarta-feira, 12 de outubro de 2011

novos sabores #3 - hoja de coca

Não, não é para fumar; é chá e também bebo todos os dias. Aliás, para fazeres uma grama de cocaína a partir da infusão de folhas de coca, necessitarias de cerca de 500 bolsinhas das quais se absorveria quantidades minímas num período tão prolongado que não chegaria sequer para produzir transtornos de psico-estimulação ou conduta.

A infusão de coca contém vitaminas A, E, B1, B2,B3 e C, proteínas, macro e microelementos (calcio, fósforo, ferro, sódio e potássio), tanino e mais de um total de quatorze alcaloides que são responsáveis da sua acção curativa. Aliás, aqui no Peru e igualmente em outros países da América do Sul onde a sua venda é permitida, é de conhecimento comum que a utilização de folhas de coca ajudam a equilibrar a instabilidade biológica que produzem o cansaço e o stress.

E sabias que:
Organización Mundial de la Salud en algunas ocasiones presentó informes sobre la utilización de hojas de coca. Por ejemplo, el libro de medicina editado por la OMS en el año 1985 dice que “hablando sobre coca es necesario destacar que es una planta medicinal de gran provecho que tiene propiedades analgésicas, calmantes, astringentes, antiflatulentes, es un agente de limpieza sanguínea, digestivo, diurético y estimulador respiratorio.”

2 comentários:

  1. Vou cultivar lá no jardim... pode ser que... ;)

    ResponderEliminar
  2. ...depois se o Rafa andar meio estranho, i.e mais estranho do que já é... hummm........

    ResponderEliminar