segunda-feira, 17 de outubro de 2011

novos sabores #4 - maca

Descobri-a numa embalagem de chocolate em pó mas também existe em cápsulas ou na forma original à venda nos supermercados.

É uma planta que cresce na serra central do Perú em zonas especialmente agrestes e inóspitas, na cordilheira dos Andes (altitudes acima dos 3,500m) onde, praticamente, não existe outra forma de vida vegetal. E na verdade constituí desde épocas muito remotas o alimento principal - e por vezes único - dos nativos que habitam as zonas andinas do Perú.

Amiga, esta raíz tem uma concentração tão grande de propriedades nutricionais que surpreenderam os cientistas, e define o termo Nutracéutico, que se refere a produtos que podem proporcionar beneficios de saúde além do valor básico nutritivo em relação às quantidades que se recomendam.

Deixo-te aqui alguns dos seus benefícios:


  • ...contiene: proteínas, aminoácidos esenciales, carbohidratos, fibras, vitaminas (B1, B2, B6..), minerales como el hierro, calcio, fósforo, potasio sodio.

  • ...tendría una gran capacidad para fomentar la fertilidad.

  • ...se habla de los beneficios de la maca como reconstituyente en el tratamiento del SIDA...

  • ...es un gran energizante y estimula la tiroides, por lo que resulta una alternativa natural para el tratamiento del hipotiroidismo.

  • ...al estimular el funcionamiento pancreático, puede ser útil en determinados tipos de diabetes.

  • ...sus propiedades niveladoras de la producción hormonal la convierten en un alimento beneficioso para aliviar los síntomas antes, durante y después la menopausia.

1 comentário:

  1. hummm... não se faz chá disso também?

    Existe uma erva no Japão usada essencialemnte para chá, mas também para outras finalidades culinárias, chamada de Matcha... será a mesma coisa?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Matcha

    ResponderEliminar