quarta-feira, 30 de novembro de 2011
nana
Não quero uma pessoa passiva que se deixa estar sentada ao lado a ver a criança a fazer as suas coisas sem estar realmente envolvida na brincadeira e a interagir de uma forma criativa.
Passei-lhe todas estas instruções, mostrei-lhe o material de pintura que ela pode usar, os jogos e as little petshops, e vou comprar livros de histórias em espanhol para ela lhe contar.
Fiz também um horário em que a D pode ver televisão e ir ao parque.
Mas tenho a certeza que a D lhe vai dar a volta e fazer tudo dela!
Coitadita da senhora.... vai merecer bem o seu salário.
el panettone
Parece delicioso não achas? e por aqui o pessoal é doido por ele. Hoje inclusive, quando fui buscar a D à escola estava uma das professoras a comentar à Mãe que tinha levado um para as criancas que "eres mui rico!", e onde o tinha comprado, e tal e tal.
Eu... dou-lhe a mesma chance que dei ao bolo rei e ao pastel de nata, que nunca provei na minha vida! yaaacccc!
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Entre princesas
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Não penses que és só tu
papel de Mãe
- Mas Mamã....
- Filha não! vais aqui sentada ao meio sff.
- Mas eu seguro-me Mamã...
- Querida, e se vem um carro e bate desse lado?
- Então e se bate do teu lado Mamã?
- .. Mas as Mamãs protegem sempre os filhos!!
- Mas e se tu morres Mamã? Eu não sei cozinhar! Vou morrer de fome!!!!
(e isto sai da boca de uma crianca que é um passarinho a comer!)
Entretanto chegámos à conclusão que se safava bem a fazer ovos estrelados, esparguete, torradas e tirar o pacote de leite com chocolate do frigorifico, o que já a deixou mais descansada...
E a mim também! só falta o arroz branco que ela adora e o meu trabalho como protectora e educadora está feito!
1 de dezembro
Finalmente, co'caneco!! sentir-me útil, a produzir, auto-sustentável, (mais) financeiro-independente, com responsabilidades, com agenda, com dias úteis e horários! reuniões e decisões!!
ai.... as saudades que vou sentir desta vidinha boa.......
;)
até a flora e fauna são diferentes
Esta sensação nao é nova sabes? já a tinha experimentado um dia quando voltei da escola da D e um bando de papagaios, que viajam desde a Amazónia, me alertou para o Verão a despontar. E ainda outra quando estávamos aqui mesmo no parquinho do condomínio e passou um esquilo tão perto e tão sossegado, que nos deu tempo suficiente para o admirar.
Mas se não fosse tudo isto, o facto de vermos os beija-flores em cada esquina com aquele esvoaçar de asas quase imóvel de tão rapido que se movem, ouvir a D a hablar portunhol, contemplar a huaca huallamarca enquanto me visto, ou sentar-me na sala a ver o pôr-do-sol no Pacifico... teriam o mesmo efeito.
Vivo uma nova vida! era isto mesmo que eu queria! nem imaginas o quanto!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Conversas com ela
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Dá-me música ... #6
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Splash
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Conversas com ele
- Mamã, não tens mais nada que fazer?
- Porquê? Estou a incomodar-te ?
- Sim, um bocadinho.
- Porquê?
- Porque estou aqui nu e tu estás a ver a minha pilinha.
- E então? Qual é o mal? Fui eu que fiz essa pilinha.
Ele começa-se a rir.
desculpas!
- Filha, pára lá de fazer birra que tenho de te pentear!
- Eu não estou a fazer birra, estou a chorar...
- Fazer birra é chorar sem motivo que é o que estás a fazer!
- Nao estou Mamã! ...... ... eu nem sei o que é motivo.
(aiiii o canário.....)
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Pois ... O Baptismo
baptismo
Creio que não....pois não? não me lembro..
Bem, eu estou a ver se baptizo a D no espaço de uma semana, ou seja, já no proximo sábado! E isto porque os melhores colégios de Lima são religiosos e as crianças têm de ser baptizadas. Já ao facto de eu não ser casada, vão fechar os olhos e aceitar como uma opção ...mas o baptismo é completamente diferente!
Eu nunca tinha pensado em o fazer, sou-te sincera. À conselheira que me entrevistou fez-lhe confusão e perguntou-me se a religião faria parte da nossa vida, se iríamos à missa, se acompanharíamos a D nas actividades religiosas..... sim, vou sacrificar a manhã de domingo para irmos os três à missa se isso significa que a D vai entrar na 1° classe de um bom colégio. (Sim, também é mais barato e mais perto do outro que é laico...)
In the dog house
Não costumam ser os homens a terem este tipo de problemas????
sábado, 19 de novembro de 2011
Que chatice, Maria Alice!
E quem é que vai levar a filha a uma festa de aniversário no Oceanário logo pela fresquinha, quem é?
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
conversas com o Pai
Tendo em conta a diferença de 6 horas, envia-me um e-mail à quinta-feira a perguntar se podem falar a uma determinada hora no sábado e/ou domingo. O fim-de-semana passado diz-me, ao contrário das outras vezes que é durante a manhã, que tem de ser às 14h (de Lima) ao que eu respondo que é uma hora difícil pois aproveitamos para sair, passear ou fazer compras de supermercado; mas, claro que enquanto estivermos em casa, que estarei sempre online.
Mas assim passou-se sábado e às 14h não estavamos em casa.
Como resultado enviou-me um e-mail todo indignado com um "acho que não percebeste (...) tinha de ser às 14h (...) lembra-te da famosa frase de promoveres o diálogo frequente com a menina (...), etc. etc.".
E esta promessa, amiga, eu levo-a muito a sério! como já te disse, faço questão - pela D - que fale com o Pai e que mantenha o contacto o melhor possível nestas condiçoes de distância; mas não o posso obrigar a falar com a filha durante a semana, e por outro lado tenho de gerir esta família quando querem ir almoçar fora ou ir ao parque!
Bem...no domingo, propositadamente (porque também me custa e sei que ele adora a filha), lá ficámos em casa e às 14h nada; às 14:30 nada; às 14:45 falam um pouco e desligam.
Como, com a indignação, esqueceu-se que a impossibilidade de falar durante a semana é dele, e assim já não seria tão desastroso perder-se o único dia possivel, enviei-lhe um e-mail com os vários horários, de acordo com a escola da menina e a diferença horária, durante todos os dias da semana. Mas.... respondeste tu? assim respondeu ele!
Ah, e a pasta com as fotos da menina e as respectivas legendas? e da menina ser baptizada? e da opção da escola? nada....
oh well, what's new..?
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Coisas que me encanitam I
Sim, é verdade, confesso que tenho um complexo qualquer de quem praticou durante muitos anos uma modalidade pouco apreciada e conhecida neste pais, que tristemente aprecia poucas coisas para além do futebol ...
Mas tira-me do sério ouvir colegas menosprezar os nossos jovens campeões europeus de ginástica acrobática. Com comentários do tipo “ Ah, ela pesa só 30 e tal quilos”.
E então?
E o futebol que todos veneram?
Não é só chutar uma bola?
Estes atletas terão os mesmos apoios que os jogadores de futebol?
Têm noção que a maior parte destes jovens conseguem conciliar o desporto com os estudos e a maioria são estudantes universitários ao contrários dos jovens futebolistas com a 4ª classe?
Poupem-me!!! Ah, peço desculpa, agora com as novas oportunidades já têm o 12º ano :P
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
os pastéis que nem eram de bacalhau
Ora ontem deixei - como sempre faço para evitar que ela não coma - sopa, arroz de tomate e pasteis de peixe (o bacalhau aqui é carissímo e coisa rara) em cima do balcão da cozinha. Até contei os pasteis para me assegurar que ela tinha comido algum.
Quanto volto do parque com a D, resolvo confirmar se a barriguinha da empregada está satisfeita e não encontro o tupperware dos pastéis.... hum, estranho pensei eu... - onde é que ela guardou a caixa?
Procuro no frigorifico, nada; no micro-ondas, também não; no forno, nicles. Bem... toca de lhe ir perguntar:
- Olga, entonces o almuerzo?
- Si señora, mui rico, señora.
- Y se lo comió todo?
- Sí señora, yo se lo comió todo, gracias.
.....
Foda-se!!!! Comeu 13 pastéis?!?!? 13???
terça-feira, 15 de novembro de 2011
fudge brownie
Olha que no outro dia, estavamos os dois a conversar e veio à baila as gemadas que as nossas mães nos faziam e juntavam limão no caso de dor de garganta. Eu adoraaaaava comer aquelas gemadas; e a minha Mãe tinha (e ainda terá certamente) uma maneira especial de mexer. Eu deixava a gemada descansar um pouco até que com o açucar, começava a criar uma camada espessa ao que eu partia e me deliciava. E eis que ele se lembrou dos bocadinhos de pão que se juntava na gemada: - ehhh pá, não me digas que fazias isso? eu também! - disse-lhe eu. E acrescentei - mas há anos que não como!! e agora acho que já nem consigo comer isso! já viste a bomba de colesterol que isso é?
Pois... no espaço de duas semanas já comi duas vezes! foi só preciso falarmos no assunto...
E ontem no supermercado, lembrei-me de uma amiga minha portuguesa de cá que me disse que faz brownies daqueles de embalagem já pronta e que ficam optimos! ah é? então vou agora mesmo fazer e já te conto!
p.s.: esclarece-me só o seguinte: o que são brownies tipo pastel? é que se eu os quiser assim, tenho de aumentar a quantidade da água. E regulares? para isso tenho de reduzir a quantidade do óleo vegetal. Hummm..... já prontos uma ova!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
É mesmo tuga
Não sei essa facilidade para falar ou pelo menos entender outras línguas estará relacionado com as características da nossa língua ou se pura e simplesmente se deve à familiaridade que temos com as outras línguas, consequência de termos tv, cinema e musica nas línguas originais.
Fico sempre fascinada com esta nossa particularidade e tenho orgulho em sermos assim.
Um exemplo disso é um programa que oiço muitas vezes na Antena3, a "prova oral", onde basicamente são entrevistadas as mais variadas pessoas sobre os mais variados temas e já por mais do que uma vez entrevistaram espanhóis sem que tenha sido necessário um tradutor para português.
Algumas vezes tiveram um tradutor para ajudar o entrevistado perceber o portunhol, este responde em castelhano e corre tudo lindamente.
Vivam os TUGAS!!!!!!
frustação do português do Brasil
Ter uma simples conversa com a brasileira com quem fiz amizade, é quase tão limitador como falar em castelhano; tenho de encontrar palavras substitutas para me referir ao sumo de ananás, de atravessar na passadeira, do baloiço no parque ou sempre que ela faz aquela cara de estranjeira e deita cá para fora um ui-como-é-que-é?
Já os peruanos quando me ouvem a falar perguntam se sou brasileira e - para alguns - explicar que sou portuguesa não é suficiente; tenho de reforçar que sou da europa.
Nota: só a cidade de Lima tem cerca de 8,5 milhões de habitantes (menos 2 milhões que Portugal).
o novo look dá-me vontade de dar um mergulho!
mais duas fresquinhas
- São moluscos filha.
- Ah, porque fazem músculos é?
(2) No domingo cheguei de uma corridinha e a D veio a correr para me abraçar:
- Cuidado filha que a Mama está transpirada.
- Estás? deixa ver - abraca-me novamente - ah, pois estás! toda molhada!
- Mas vou agora tomar um banho..
- Então mas assim ainda ficas mais molhada!
em Lima, sinto falta:
- do sol!! esta cidade tem um "capacete" de nuvens constante!
- do corrector ortográfico português;
- de ver homens bonitos (cá designamos de churros)...
- beber um café de jeito! (e eu que nem bebia café...)
- pãããããoooooooo!!! broa! pão de mafra! da avó! de mistura!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Novo look
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
O Amor é ...
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Dá-me música ... #4
Era da tecnologia
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Parabéns a mim!!!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Por aqui é mais botas
sábado em Callao
Estava sol, comemos muito bem, a D divertiu-se, sentia-se o nosso amor no ar... o que se pode querer mais, não?
Deixo-te algumas fotos:
novos sabores #5 - lúcuma
É nos gelados, nos sumos, descascada, nos bolos, venha ela!
E o sabor? Eu e ele estavamos a saborear o gelado e sabíamos que o gosto era-nos familiar... mas de onde?.... eu fechava os olhos e tentava encontrar a memória guardada mas reactivada pelas papilas gustativas e nada....
Foi ele que acertou: a massa dos bolos que as nossas mães faziam e nos davam a colher no final para lamber! imagina isso numa fruta, íncrivel não achas?
E agora a parte educativa da coisa - Propiedades y Usos:
-Contribuye a incrementar el nivel de hemoglobina en la sangre.
-Rica en niacina o vitamina B3, estimula el buen funcionamiento del sistema nervioso.
-La lúcuma es un extraordinario energizante natural que nos brinda fuerza para desarrollar nuestras actividades con normalidad.
- Además, la lúcuma ha sido utilizada por generaciones para prevenir y tratar afecciones e irritaciones de la piel.
Por todo ello, La lúcuma es una fruta medicinal contra enfermedades de la piel y contra la depresión.
Además, posee un alto valor nutricional y es una gran fuente de carbohidratos, vitaminas y minerales
nike 10k Lima
Nos participantes havia de tudo: nacionais e estranjeiros, au natural ou maquilhados, de calçoes justos ou calças por dentro das meias, sozinhos ou de mãos-dadas, em familía ou com amigos, com a t-shirt deste ou de anos anteriores, ou até (um!) da selecção portuguesa, adultos e crianças, de respiração controlada ou em estilo de assobio!
Os grupos musicais também estiveram bem a dar o seu apoio e a estimular os musculos menos preparados, assim como os restantes que aplaudiam e animavam com os tipicos - ¡Viva el Perú! Para la semana que va a ganar en Panamá., - Vaya, gente joven, usted puede!
Só lamento a imagem que me ficou gravada na memória e que durante muito tempo me irá assombrar... é que no meio do trajecto passo por uma senhora, com umas calças cinzentas mas manchadas de castanho claro... e a pingar!.... acho que deve ter dado um (rico!) punzinho e não reparou que veio molho....(mas e o cheiro?!!)
Pergunto-me se alguém a avisou e como é que ela resolveu o assunto...aquilo aconteceu tão rápido que não tive reacção. De qualquer forma da frase "Ohh minha senhora olhe que sujou as calças com diarreia!!!!" só me safava com o señora e pantalones!
Nahhhhh
Aconteceu-me recentemente e foi uma sensação estranha, dar por mim contente por não ter um bebé.
Num almoço com alguns casais amigos em que os meus filhos são dos mais velhinhos, soube-me mesmo bem ficar no fim do almoço na mesa à conversa enquanto os meus filhos brincam à vontade no jardim do restaurante.
Ao contrário das minhas amigas com filhos com pouco mais de um ano que os andaram a entreter de um lado para o outro sem descanso e quase sem tempo para comer quanto mais dar dois dedos de conversa.
Mas fica só entre nós, não contes a uma pessoa que-eu-cá-sei, tá?
domingo, 6 de novembro de 2011
Dá-me música ... #3
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Conversas com ela
- Então?
- Quando for grande vou ser cantora!!!!
ok, podias ser médica, cientista, veterinária, bióloga, professora, tantas coisas diferentes ... e afinal sou mãe da próxima Rute Marlene :(
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
1 ano e qualquer coisa
Vai lá ver ali abaixo no histórico em que data começamos estas conversas, surpreendida?
Parabéns a nós, mesmo que uns meses atrasados, Parabéns!
Agora, com licença, vou ali ver mais uma reposição do "Sexo e a Cidade" antes de dormir.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Wishlist ... #1
deixem-me trabalhar!
Sinto-me ansiosa de chegar cedo, ter o meu trabalho organizado, quem sabe ensinar umas coisas, sentir-me realizada... sabes? tudo o que sentiamos há anos atrás e com o dia-a-dia e problemas, permitimos que o desânimo se instalasse.
Mas na realidade o meu primeiro dia de trabalho aqui ainda vai demorar. Necessito de um visto para assinar o contrato de trabalho, e só depois deste assinado é que poderei ter o visto de residência, o que por sua vez me permitirá abrir a conta no banco e receber o meu salário.
De documentação, tenho toda: os meus certificados foram postulados pela Procuradoria Geral da República antes de vir para Lima, o que facilita o processo. Não obstante, ficarei mais descansada depois de assinar o contrato mesmo que a iniciar com data futura.
Já me avisaram para ter calma que aqui as coisas correm devagarinho.
Aiiii!!! andem lá com a coisa que eu quero trabalhar pá!
(sei que me vais querer bater por escrever isto depois do teu confucio....!!!!)
o óbvio...
- Mamã que barulho é este?
- É da panela de pressão, querida..
- Ah!..... ....... chama-se assim porque o barulho faz impressão não é?
(É óbvio que sim!)