terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

o poder da escrita

Sabes, Cerejinha, apesar de trocar vários e-mails com outros amigos… porque a amizade é como uma flor que precisa de ser regada e tal…, é contigo que o faço de forma diária (excepto sábado e dia do Senhor) e frequentemente.
Fiz aqui uma pequena análise estatística e trocamos uma média de 15 e-mails por dia, com uma média de 5 linhas em cada.
E os assuntos? Do mais variado possível! E nunca nos cansamos de o fazer; e nunca nos falta assunto; e nem precisamos de concordar; e aquilo que reparamos ou aprendemos! sobre cada uma de nós, sobre as experiências que uma passou e a outra não teve conhecimento; como acima escrevemos: sobre tudo e sobre nada (e sapatos, claro! mas também podia ser sobre verniz ou filhos ou desgostos ou gajos-giros ou vitórias!)

Não nos afecta o profissionalismo, nem atrasa-nos os entregáveis e naturalmente que em dias mais complicados baixamos a prioridade da resposta à outra.
E quando de manhã não recebemos um “bom-dia” com a continuação do tema do dia anterior, toca de enviar sms a perguntar se “estás doente?”.

O facto de – por tua sugestão – expormos estes temas num contexto publico e de (por acréscimo e da minha parte nem sequer esperado) ganharmos leitores activo-participativos é que me suscita a curiosidade.
Os amigos de parte-a-parte… ainda se compreende; é quase como um “Gosto”; um sinal que visitaram o blog, leram o que escrevemos e deixam um comentário; eu também faço isso quando visito um museu ou um restaurante com o livro de presenças.

Mas onde está o interesse disto?
E atenção – como já falámos – não digo que as pessoas que o escrevem não sejam interessantes.
Mas, se calçar os sapatos dos leitores deste blog… e faço-o várias vezes de tal forma que o tema me suscita curiosidade, onde é que está o interesse? é aquilo que escrevemos sobre os nossos filhos? a verdade é que só quem é Mãe ou Pai (e não escrevo progenitor propositadamente) é que entende, esta baba que nos escorre porque a nossa cria disse uma gracinha! são os ataques de frustração que me dão e desato a escrever asneiras numa forma primitiva de descarregar a insegurança que o cabrão do M me causou com a sua traição e rol de mentiras? os nossos pontos-de-vista sobre as eleições, sobre as mulheres-bem-ou-mal-casadas, os amigos-coloridos, a nova colecção da mango…? é o quê?

Bem… porque sim, porque não têm mais nada que fazer, porque atravessaram experiencias semelhantes ou porque são naturalmente cuscos, a verdade é que… talvez, tenha sido exactamente esta experiencia, a do nosso blog, que me proporcionou um convite que me honra tanto… de escrever a história do encontro de duas soul mates no dia do seu casamento!

E agora que já aterrei da leveza que a honra deste convite me fez sentir...... ESTOU EM PÂNICO!!!
porque onde começo? e se eles não gostarem? e se não conseguir entregar a tempo?

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Desgosto de mãe I

- O Mister disse para levarmos chuteiras com pitons!

Alguém me explica porque razão hão-de chamar "Mister" a um puto de vinte e poucos anos que lhes ensina a jogar futebol?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

das duas, uma

Hoje enviou-me uma mensagem logo de manhã a dizer que tinha saído do banho e não conseguia enrolar a toalha à cintura....

....ou era uma toalha de bidé... ou acordou com uma tusa deeeeste tamanho!!!

r da mãe e c do pai

Hoje os meus pais vieram ter comigo para jantarmos juntos. São raras as ocasiões em que têm de vir a Lisboa, para fazer uns exames médicos, e que ficam para o dia seguinte. E aproveitando o facto de ter aberto um restaurante novo perto de mim, que tive o prazer de conhecer esta semana depois de levar a D às vacinas e pararmos para um queque e um brownie, achei que seria um bom local.

O meu Pai queria ver o Benfica e eu telefonei a confirmar:
- "Sim, minha senhora, estamos a ver e já está a perder!", foi a informação que me deram.

Chegámos e já temos a mesa à frente do plasma que entretanto marca 1 igual. A ementa é curta se compararmos aos restaurantes que os meus pais escolhem e gostam, onde tens desde o bacalhau com grão, espetada mista, corvina grelhada ao tipico bitoque.

Aqui servem-se filetes com molho de lima, tornedó com esparregado, camarão com molho de manga... ao que os meus paizinhos torceram o nariz mas, o que fazer não é?, o primeiro para a minha Mãe e o segundo para o meu Pai e para mim, que divido com a D.
Enquanto o meu Pai e a D devoram a tábua de queijos, eu controlo a D sentada direita à mesa e presto atenção à descrição das obras que os meus pais fazem no sotão e na sujidade que os pássaros e as aranhas têm vindo a fazer entre as tábuas de madeira, à ideia de colocarem ar condicionado, de pintarem a casa por dentro e de ajudar o vizinho a tirar o chão de cimento do pocilgo.... interessante q.b. hem... ... Mas são os meus paizinhos, pessoas simples e trabalhadoras, que me ensinaram bons principios, a ser honesta, trabalhadora, cumprir horários, ser bem educada.. grande quota parte do que afinal sou hoje, como mulher e como Mãe.

A verdade é que cada dia que passa tenho mais orgulho nos meus Pais. Porque lhes dou mais valor sabes... porque me lembro da minha mãe acordar todos os dias e fazer o almoço dela e o meu, de chegar cansada das pernas depois de trabalhar todo o dia em pé, ir-me buscar à escola, tratar de mim e da minha irmã e fazer jantar para nós... preparar tudo para o dia seguinte, e no dia seguinte tudo se repetia...
O meu Pai que aprendeu inglês com umas cassetes, que trabalhava 18 horas todos os dias e à noite não conseguir dormir preocupado com a factura que ainda não tinha sido paga...
Quando o meu Pai se reformou, foram à Madeira e that's it.

Mas isto tudo para pedir desculpa. Fui escolher um restaurante que queria conhecer e não tive em conta - não me lembrei, não pensei! - que não seria do vosso agrado.
Apesar do vosso "ó filha, não tens nada de pedir desculpa..." sinto-me mal..... vocês pensaram sempre em mim e na minha irmã e eu... nunca vos conseguirei agradecer e retribuir...

Por tudo o que vale... Amo-vos muito paizinhos...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Expectativas

O M. vai fazer 8 anos e continuo a ficar impressionada com a forma como repetimos com os nossos filhos alguns comportamentos que os nossos pais tiveram connosco.

Quando vem para casa com as provas de avaliação de Português, Matemática e Estudo do Meio (já não existe o Meio Físico e Social) todas com Muito Bom, dou por mim a responder-lhe que devia ter tido Excelentes.

Explico-lhe que sabemos, e que ele também sabe, que é capaz de fazer melhor, explico-lhe que os erros que fez foram por falta de atenção e isso é um desperdício de capacidades.
Quando podia obter Excelentes com uma perna às costas e não o faz, é um desperdício …

Eu lembro-me de não gostar nada de ouvir estes argumentos todos.

E depois dou por mim a pensar que somos muito exigentes, ele é excelente, já devora livros do Gerónimo Stilton, é interessado e tem facilidade em apreender conceitos novos e tem gosto por tudo o que esteja relacionado com a matemática (filho de peixe …), adora aprender… ficou aborrecido quando me recusei a explicar-lhe o que são os números imaginários.

Não temos de ser Excelentes a tudo quando temos apenas 7 anos, também tem de haver espaço para estar na lua, para ser irresponsável, para ser criança.
Com a ânsia de o preparar o melhor possível para a vida escolar e para a vida, não acabamos por lhes retirar espaço e tempo para serem apenas crianças?
Fazer asneiras, brincar, gastar horas sem objectivo nem propósito…

Vivo dividida entre a Cereja mãe exigente e a Cereja mãe compreensiva.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Antes que o dia termine ...

Parece que hoje também se comemorou o Dia Europeu da Disfunção Eréctil.

Este comentário não está relacionado com o bebé que "postaste" abaixo

com as torradas, bebo chá


é só mais um santo

- escrevo...? ....não, não escrevo! hum... se calhar só sob o ponto de vista de... não! não tenho nada ...! e além de não ser nada de relevante para dizer, não gosto de me sentir pressionada! escrever sobre o Dia dos Namorados é como ter de sair ou fazer festa e divertir-me na noite de Fim de Ano!

É dia de São Valentim sim, e então? É também dia de São Methodius e São Cyril e nem por isso escrevo sobre eles.

Olha, amanhã por exemplo, vou telefonar aos meus amigos e desejar: - Feliz Dia de São Sigfrid, a ver se eles gostam!!



p.s.: nota-se muito que estive a consultar o calendário dos santos católicos?!

Dia São Valentim

Tenho ouvido imensas teorias acerca do dia de São Valentim e a frivolidade que lhe está associada, uma data pró-consumismo, importada dos estados unidos, blá blá blá ...
E?
Não podia discordar mais, é certo que os cartõezinhos, os peluches e afins são uma “pirosada”, mas é só mais uma razão para darmos atenção à nossa cara-metade.

Não tem de ser nada de extravagante, um ramo de flores fica sempre bem, só para dizer “lembrei-me de ti”.
Às vezes na correria do dia-a-dia acabamos para ficar para segundo plano e esta é uma óptima razão para estarmos “para os dois”, mesmo que tenhamos um jantar romântico a quatro.

Para mim é importante fazer qualquer coisa a dois, pelo menos uma vez por semana, já para não falar nos almoços de sexta que estão sempre reservados para ele.
Outra coisa de que gosto muito, mas que não temos conseguido fazer ultimamente, é correr juntos.
É um chato de primeira, farta-se de me dar indicações, “endireita as costas”, “respira como deve ser”, …. Mas dá-me o maior gozo ver a expressão dele de orgulho no fim das provas.

Isto não é uma indirecta, ma, eu não gosto de indirectas e sabes bem o que quero ouvir ...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Upssssss

Peço imensa desculpa ao nosso visitante habitual, spritof, mas tive uma dislexia e apaguei alguns comentários que nos deixou recentemente ... sorry

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

o lado positivo da coisa

Hoje houve greve da CP! que bom.. fiquei tão contente! a sério Cerejinha! quando é que nós temos a possibilidade de apreciar o alcatrão da marginal, as pedras da calçada, a roupa das pessoas que passeiam... ou as que conduzem atrás de mim e limpam as fossas nasais, a do lado que quase dormia em cima do volante ou o da frente que me mira com uns olhos enigmáticos? Só nestes dias!!

E olha que eu sou o tipo de mulher que corta as cutículas, espalha o creme nas mãos, arranja as sobrancelhas, trato da maquiaje e até pinto as unhas no carro (orgulho-me deste último feito - não é para qualquer uma!) durante o pára-arranca.
Que felicidade.... a certo momento pensei que podia ter saído embrulhada na toalha e acabava por me vestir e calçar no carro; não seria primeira vez!... bem, é certo que nessas situações os vidros estavam embaciados e... adiante!

Estava eu a dizer-te que estou muito feliz com a greve de hoje e, ansioooosa da greve da Transtejo agendada para amanhã! Bem.. não deve afectar o trânsito na marginal mas, quem sabe? com um bocadinho de sorte o pessoal desta margem vai escolher levar o carro e lá vou eu ficar presa na marginal durante 2 horas.... ohhhh glória!... regozijo-me antecipadamente....

As conversas que poderia ter com o pessoal da minha faixa.. ou até mesmo com a da faixa do lado, afinal somos todos iguais! uns com carros mais velozes, outros mais antigos mas no trânsito... estamos todos parados, sem excepção! venha quem vier, não será mais que os outros!
Já imagino.. o pessoal em cima do capot do carro, as meninas do catering a passarem de patins, a musica do Nescafé como fundo..

E outra vantagem é o tempo que eu tenho para pensar! hah?! começo logo com a checklist mental das tarefas que tenho para fazer e registo tudo...ali, lindinho, ordenado, até me adianto e respondo a e-mails pelo telemóvel mesmo antes de chegar ao trabalho... que maravilha, que eficiência!!!

Oh sim, sim... por favor, peço a todos os anjinhos que amanhã a greve afecte o trânsito na marginal! e se além de 2 horas paradas, puderem ser 3 ou...quase que me atrevo....4! oooh céus.... oh ALELUIA!!

Ainda sobre S. Valentim

Ou talvez não ...






Deixar a minha filha a brincar em tua casa custou-me mais do que gosto de admitir e então resolvi afogar as mágoas nas compras.
Este já mora no meu armário...

Maninha, eu comprei a pensar que era uma tunica e não um vestido, não te entusiasmes ...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Terapia



Isto, minha amiga, é a verdadeira terapia.
Não há má disposição, stress ou qualquer outro sentimento do genero que resista a uma aula destas.
Não puxa muito pelo corpinho mas faz-me maravilhas à alma.

Já te convidei antes e não descanso enquanto não vieres comigo.
E ficas com uma pequena ideia do que te espera ...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Conversas Dificeis

Estava ansiosa por conversar com ele, tinha de tirar este peso na consciência.
Andei a prepará-la mentalmente o dia inteiro, queria ter resposta para todas as perguntas que um rapaz de 7 anos possa querer fazer depois de ter apanhado os pais em flagrante.
A seguir ao trabalho ainda fui ao ginásio, mas estava em casa antes de eles irem para a cama.

Na cama dele:
(...)
- Então ontem foste ter ao nosso quarto!?
- Eu? Não!
- Ok, foste à nossa casa de banho.
- Não! Eu fui fazer xixi e voltei para a cama.
- Ok. Sabes que se tiveres alguma coisa que te preocupe ou te faça confusão podes sempre falar comigo.
- Sim, eu sei.
- Queres perguntar-me alguma coisa?
- Sim. Posso fazer uma pergunta de outro ano? Do 5º ano?
- Podes.
- O que é a raiz quadrada de 9?

E lá estivemos a falar sobre raízes quadradas.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Preparação III

Hoje de manhã no sitio do costume
7,6 Kms
00:53:32 min

Com a excelente companhia da minha prima R.

Note to self: Os meus tempos não estão a melhorar, mas tendo em conta que ainda ontem corri não é assim tão mau!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Preparação II

Sábado à tarde no paredão
6,850 Kms
00:51:52 min

Foi uma péssima ideia ir correr no paredão numa destas tardes solarengas!
Verdadeiros engarrafamentos de famílias a passear que me encurralaram várias vezes, um verdadeiro slalom e mesmo assim foi inevitável parar algumas vezes.
Não há respeito nenhum pelo sofrimento alheio ...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

valentim

Como a minha Mãe diz ao abrir a prenda de Natal que faz questão de receber todos os anos, "esta é de mim para mim", eu também fiz questão de me presentear com um casaquinho alusivo ao Dia dos Namorados.

É da colecção nova da Mango; parece um bocado careta mas fica tão bem com um vestido justo azul que tenho...

escapadela

Já não me lembro da última vez que fui dar uma voltinha… Novembro… terá sido?
Um jantar com os amigos, um pezinho de dança, uma caipirinha aqui e ali.. (só até me lembrar da quantidade de açúcar que aquilo tem)..
Ou então, um passeio no shopping com uma ou outra comprinha, sem cansaço e feito com prazer, sem pesar na conta bancária que no final do mês ainda vai cheia e vasta, seguido de um cinema, um jantar calmo com ele, conversa animada ….

Esta vida de casa-trabalho-casa emburrece-nos!!
Sinto falta de uma conversa inteligente e estimulante, daquelas que dá pano para mangas, que falamos sem parar e rimos e interrompemos e voltamos ao assunto atrás só porque faltou dizer mais uma coisinha, que sonhamos e viajamos, onde fazemos planos e promessas, e não queremos acabar..

Também ando cansada desta profissão, deste projecto! preciso de mudar e todos os outros que interagem comigo também precisam de ter outra pessoa à frente que não eu. Todos nós necessitamos de nos desafiar constantemente e esta confiança e à-vontade que eu fui criando, acaba agora por causar um adormecimento.. um desanimo, sabes..

A verdade é que sem trabalho não há dinheirinho e sem dinheirinho não há todas as coisas boas que nós queremos e que o nosso dinheirinho consegue comprar.
Mas então trabalho para me divertir certo?
E onde é que está o divertimento e a aventura, pergunto-te eu?!?! Lá fora, é o que é!…. à minha espera… a sorrir e agita-me um dedinho a convidar… “vem, vem… “

Bem, e tirando o queixume do costume – sou muito tuga – o que pretendo fazer? dar um murro na mesa e dar a volta do bico ao prego, é certo, mas aguardo o momento ideal.
Adianto-te porém que será até ouvir as 6 badaladas dos meses deste ano..


tininim tininim…. (banda sonora da Twilight Zone)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Adoro estas ironias!

Estou, como é hábito, a chegar ao ginásio em cima da hora.
O parque de estacionamento está cheio e já tem uma fila de carros à espera dos que saiam entretanto.
Dou duas voltas ao quarteirão à procura de um lugar e acabo por estacionar no primeiro lugar disponível na rua.
Sigo a pé apressadamente, a aula já está a começar.
Na entrada do ginásio, vejo que entretanto ficaram livres,
não um,
nem dois,
mas TRÊS LUGARES!

O universo está a gozar comigo, só pode ...