quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

r da mãe e c do pai

Hoje os meus pais vieram ter comigo para jantarmos juntos. São raras as ocasiões em que têm de vir a Lisboa, para fazer uns exames médicos, e que ficam para o dia seguinte. E aproveitando o facto de ter aberto um restaurante novo perto de mim, que tive o prazer de conhecer esta semana depois de levar a D às vacinas e pararmos para um queque e um brownie, achei que seria um bom local.

O meu Pai queria ver o Benfica e eu telefonei a confirmar:
- "Sim, minha senhora, estamos a ver e já está a perder!", foi a informação que me deram.

Chegámos e já temos a mesa à frente do plasma que entretanto marca 1 igual. A ementa é curta se compararmos aos restaurantes que os meus pais escolhem e gostam, onde tens desde o bacalhau com grão, espetada mista, corvina grelhada ao tipico bitoque.

Aqui servem-se filetes com molho de lima, tornedó com esparregado, camarão com molho de manga... ao que os meus paizinhos torceram o nariz mas, o que fazer não é?, o primeiro para a minha Mãe e o segundo para o meu Pai e para mim, que divido com a D.
Enquanto o meu Pai e a D devoram a tábua de queijos, eu controlo a D sentada direita à mesa e presto atenção à descrição das obras que os meus pais fazem no sotão e na sujidade que os pássaros e as aranhas têm vindo a fazer entre as tábuas de madeira, à ideia de colocarem ar condicionado, de pintarem a casa por dentro e de ajudar o vizinho a tirar o chão de cimento do pocilgo.... interessante q.b. hem... ... Mas são os meus paizinhos, pessoas simples e trabalhadoras, que me ensinaram bons principios, a ser honesta, trabalhadora, cumprir horários, ser bem educada.. grande quota parte do que afinal sou hoje, como mulher e como Mãe.

A verdade é que cada dia que passa tenho mais orgulho nos meus Pais. Porque lhes dou mais valor sabes... porque me lembro da minha mãe acordar todos os dias e fazer o almoço dela e o meu, de chegar cansada das pernas depois de trabalhar todo o dia em pé, ir-me buscar à escola, tratar de mim e da minha irmã e fazer jantar para nós... preparar tudo para o dia seguinte, e no dia seguinte tudo se repetia...
O meu Pai que aprendeu inglês com umas cassetes, que trabalhava 18 horas todos os dias e à noite não conseguir dormir preocupado com a factura que ainda não tinha sido paga...
Quando o meu Pai se reformou, foram à Madeira e that's it.

Mas isto tudo para pedir desculpa. Fui escolher um restaurante que queria conhecer e não tive em conta - não me lembrei, não pensei! - que não seria do vosso agrado.
Apesar do vosso "ó filha, não tens nada de pedir desculpa..." sinto-me mal..... vocês pensaram sempre em mim e na minha irmã e eu... nunca vos conseguirei agradecer e retribuir...

Por tudo o que vale... Amo-vos muito paizinhos...

1 comentário:

  1. O importante é que eles sabem que tu os amas.... por isso, não te preocupes... até porque o mais importante não é a ementa, mas sim o facto de estarem juntos!!! :)

    ResponderEliminar