quinta-feira, 21 de março de 2013

as receitas da minha mae

Adoro ver os programas de culinária da Nigella. Nigella Bites, conheces?
Nao só pela comida e a forma como a prepara mas porque sempre encontro alguma poesia nas palavras que ela escolhe para descrever a comida ou as histórias que ela conta, como que para justificar o porquê de preparar aquele prato.

Este programa tem aquele toque especial no final, dela abrir a porta do frigorifico e mordiscar (daí o bites porque o seu apelido é Lawson) os restos. Os seus filhos por vezes também fazem o mesmo. Claro que é encenado mas adoro o pormenor.

Encanta-me a forma como ela entra na despensa e descreve os artigos que tem, alguns mais antigos que outros, que aliás já nao os usa mas que a fazem lembrar da infancia ou de alguma viagem que tenha feito. Os seus milhares de livros de receitas, alguns comprados, outros herdados das avós e mae..e ainda outros com os seus próprios apontamentos, que ela nao se orgulha em particular e ao reler tem de decifrar a receita que tentava registrar.

Eu sempre tive paixao pelas coisas da minha mae...o facto de ela fazer os quadradinhos de noz que todos adoravam...ou a forma como ela enrolava a torta de cenoura que eu só comia antes de ela lhe deitar o acucar...lembro-me das festas da Tupperware..de ela ir ao cabeleireiro todos os sábados...e pergunto-me que recordacoes ficará a D de mim?

Sei que a D gosta das panquecas que eu faco..e do bolo de chocolate com iogurte mas gostaria que ela ficasse com memorias fisicas, algo que pudesse folhear, sentir, passar aos seus filhos...

Por agora vou me concentrar no jantar e descobrir alguma receita original para fazer com carne picada!

Nao, nao é de cavalo..

Sem comentários:

Enviar um comentário