terça-feira, 19 de abril de 2011

tic-tac tic tac

A questão do tempo - não meteorologicamente falando - e de como o utilizamos tem vindo a ser tema já à muito tempo (lá está..).

Existem desde expressões populares como a mais típica do "tempo é dinheiro", a livros de self-learning, cursos, debates, palestras, talk-shows. Amizades que são feitas em pouco tempo, romances que são terminados por falta de tempo e casamentos traídos ao longo do tempo. Há coisas que faço assim que arranjo um tempinho, outras que deixo para fazer quando tiver tempo e ainda tantas mais que não acredito que alguma vez terei tempo para as concretizar. E aquelas que poderia ter feito melhor se tivesse mais tempo?

Em suma, a gestão do tempo é uma capacidade que nos assiste a todos. Se a aplicamos de forma positiva e de acordo com os nossos ideais e objectivos, já é outra questão.
Dou-te um exemplo: o facto de eu querer aproveitar o meu sofá, de pijama, comando numa mão e uma cházinho na outra de tempos a tempos... deveria me fazer sentir bem, mas na realidade no final acho que foi puro desperdício de tempo!
Ou quando estou a correr, sinto que progredi na minha resistência física quando a prolongo por mais tempo…
Avalio a minha vida amorosa de acordo com o tempo que tenho ou não namorado.
O meu nível de aprendizagem depende do tempo que demoro a compreender ou apreender algo.
E isto…. este exercício mental de avaliar a minha vida, o que quero e o que alcanço, o que me aconteceu e como ultrapassei, se estou a fazer algo bem, poderia fazer melhor ou faço-o da pior maneira…  faço-o constantemente. É como uma rotina, um loop-mental!

Não é à toa que ache que o tempo me escapa das mãos.

1 comentário:

  1. Não te preocupes tanto como tempo... sei que não é bem assim (ou penso que) mas pareces demasiado focada no tempo que tens e naquele que te escapa...

    ...e que tal, em vez disso, aproveitares o momento sem pensares se é ou não demasiado tempo?

    Se calhar estarei errado, mas parece-me bem mais sensato ;)

    ResponderEliminar