quarta-feira, 11 de maio de 2011

o som da trombeta

"Todo o ser humano tem hábitos ou pequenas manias, algumas das quais não devem ser vistas em público, como por exemplo o bocejo ostensivo – sobretudo sem se por a mão diante da boca, espreguiçar, espirrar com força. Claro que uma constipação não é uma falta de educação, mas pode ser disfarçada com discrição. Somente os lenços de tecido deveriam ser utilizados, sem serem desdobrados na sua totalidade e voltar a guardar depois de utilizados, ou lenços de papel que serão usados de igual modo discreto. Assoar é um gesto natural, não sendo necessário baixar ou voltar a cabeça. A discrição deve ser usada especialmente não se fazendo o som de trombeta.
Jamais se coça em público, especialmente as partes do corpo mais privadas, sendo um dos gestos mais deselegantes.
As mãos não devem estar permanentemente nos bolsos, especialmente quando se fala com alguém."


Amiga, retirei este pequeno texto do site http://www.portugalprotocolo.com/ porque achei muito interessante e por desconhecer que afinal não preciso de virar a cara para me assoar. Vou ter de dar na cabeça dos meus paizinhos que me ensinaram durante a minha infância e afinal, não percebem nada de protocolo! somos uns simplórios!

Também referem que apenas devemos utilizar os lenços de tecido e os de papel; estou incrédula!! então e a manga do casaco não? ou a ponta da toalha da mesa?

E se estava na dúvida quanto a coçar as minhas partes privadas em público, agora já sei que não o devo fazer! se bem... não percebo porque razão também não é um gesto natural... de um espirro a uma comichão qual é a diferença?

E eu que acho tão charmoso um homem que coça os tintins no meio da rua, ou tira o elásticozinho da cueca do meio das nádegas... ah homens assim, já há tão poucos... mas felizmente que ainda se encontram estes belos espécimens...

1 comentário:

  1. :P

    Diverti-me a ler este texto... muito bom.

    Ah... já agora... em terras dos aussies também existe um manual de bons modos.. ou... mais ou menos isso.. alguns conselhos, vá ;)

    ResponderEliminar