quinta-feira, 12 de maio de 2011

Teimosia vs Perseverança

Ao trocar “apontamentos” com uma amiga sobre as respectivas crias acabámos por discutir as vantagens e desvantagens da teimosia vs perseverança.
À partida a perseverança é uma qualidade, ter determinação para terminar uma tarefa mesmo que não seja fácil ou não seja terminada à primeira … e não um defeito.
A minha amiga explicou-me que o deixa de ser quando se tem um filho três horas à procura de um brinquedo perdido no quarto.
Pois …
É curioso porque me revejo sempre nos comentários que esta minha amiga faz ao comportamento do filho… somos do mesmo signo e o marido dela também, o que nos leva sempre às comparações entre os três e como temos feitios parecidos.

Pensando bem, o que a minha amiga caracteriza como defeito, eu chamo-lhe outra coisa e mantenho a perseverança como uma qualidade.
Quando sou eu a ficar horas às voltas com um problema no trabalho e não consigo desligar enquanto não estiver resolvido, chamo-lhe obsessão e não sei se não será um defeito.

Muitas vezes não vale a pena ficar às cabeçadas com uma questão, mais vale arejar a cabeça com outras coisas e a solução aparece quando quiser, às vezes durante a noite (chego a acordar com a certeza que sonhei com a solução de um problema e não me consigo lembrar), durante o banho ou enquanto lavo os dentes.
A realidade é que não consigo desligar, fico a processar em background e só termino quando encontro um novo caminho.

Deixa lá amiga, vê pelo lado positivo, é uma característica que dá muito jeito para as engenharias, matemáticas, tecnologias…

Sem comentários:

Enviar um comentário