terça-feira, 20 de setembro de 2011

empregada

Andamos à procura de empregada. E não sendo uma cidadã do mundo - no que se refere a viajar e viver com outras culturas - mas do que conheço ou tomei conhecimento, Peru é O país das empregadas domésticas.

Não penses que exagero quando te digo que sou a única Mãe a levar e ir buscar a filha à escola. E é fácil reparares na diferença pois todas as nannys usam farda branca. Eu sou a única que uso alguma corzita... além de ser a única branca.. enfim, ao entrar na escolinha sou uma autêntica ave rara.

Ainda esta semana, fomos os três ao supermercado por volta da hora do jantar e a D ía sentada num carrinho de compras com um carro à frente. Pois, ainda de horários trocados, não tardou a adormecer e tivemos de acabar as compras com uma criança sentada no carro a tombar a cabeça para um lado ou para outro, e eu sempre a ajeitar a cabecinha para não tocar nas prateleiras.

Todos nos olhávam com reprovação, a questionarem-se onde estava a nossa nanny e ouvi comentários de "oh, coitadita da niña" ou "pobre niña".... (e realmente, 'tadinha da minha querida...)

Procuramos então uma empregada. Não é caso urgente pois cheguei há uma semana e ainda não tenho emprego; dou perfeitamente conta do recado no entanto fico sem tempo para analisar o mercado de trabalho e passar do portunhol para espanhol (os peruanos não dizem castelhano).

Hoje a agência enviou-nos 3 senhoras e na sala de informática do condominio, entrevistámos cada uma delas. Quando se foram embora tivemos de lhes pagar a passagem do autocarro de volta para casa! (que roubalheira!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário