terça-feira, 2 de novembro de 2010

Serviço Publico

Hoje foi dia de fazer o exame anual aos meus inumeros sinais.
Chama-se dermatoscopia e todos o deviam fazer, os técnicos identificam os sinais a classificar e é-lhes atribuido um score. A partir de um determinado score, os sinais são removidos e enviados para análise.
Faz uns sete anos mais ou menos, depois de ter o M., que um desses sinais que me foi removido voltou com a pior noticia possivel, era um melanoma.
Numa fase muito inicial, ainda não tinha ramificações na corrente sanguínea e por isso bastou retirar mais pele para se certificarem que não restavam celulas "más" e não tive de fazer os outros tratamentos horriveis de que já todos ouvimos falar.

Raramente conto esta história que até acabou bem, mas que não deixa de ser uma núvem negra em qualquer conversa entre amigos.

Assustou-me a forma como foi tudo tão aleatório.
Tinha um filho com 6 meses quando o sinal foi identificado. Lembro-me de ter ficado a olhar para aquela palavra no resultado do exame, não queria acreditar, não conseguia acreditar. Como?
Se não tivesse mantido as consultas com aquela dermatologista, o desfecho seria outro sem dúvida.

Façam este exame e falem sobre ele aos vossos amigos, não é preciso terem um sinal esquisito, a maior parte das pessoas não sabe identificar os problemáticos.
Façam este exame!

3 comentários:

  1. TU ÉS UMA CORAJOSA!!!!

    E eu uma sortuda... ;)

    ResponderEliminar
  2. Mas o que realmente interessa é: Já fizeste este exame de que falo? Ou pelo menos já foste vista por algum dermatologista?

    ResponderEliminar