domingo, 5 de dezembro de 2010

mais um

Hoje descobri mais um nódulo na minha mama direita. O mais assustador é que nem foi através da apalpação, coisa que faço com frequência e aliás, já de forma automática quando tomo banho. Assim que entro na casa-de-banho, já despida, vejo-o saliente projectado no espelho e foi como uma martelada na minha cabeça a relembrar o exame de 4-6 meses que devo fazer.

Como sabes, já retirei dois nódulos e felizmente tratavam-se de fibroadenomas, e não tenho historial de câncer na minha família mas as cicatrizes que a cirurgia me deixaram, mantêm viva a possibilidade e a vigilância dos restantes.
Já tenho exame e consulta marcados.


fibroadenoma: um tumor benigno que pode ser sentido muito facilmente, é o tumor mais comum encontrado em mamas femininas. Ocorre com mais freqüência em mulheres férteis. Os fibroadenomas não são sensíveis e normalmente não são malignos, na maioria das vezes são apenas nódulos. No entanto, há casos que envolvem nódulos múltiplos e em poucos casos são encontrados na mama. Geralmente um médico pode diagnosticar um fibroadenoma pela palpação da mama. Embora os fibroadenomas sejam inofensivos, a remoção cirúrgica ainda é recomendada. Há duas razões principais para esta recomendação. A não ser que o tumor seja removido e estudado em um microscópio, não há como garantir que este não seja canceroso e embora o nódulo não envolva o tecido mamário, ele pode crescer bastante e deformar a mama.

Sem comentários:

Enviar um comentário