segunda-feira, 29 de novembro de 2010

define: amigo

Existem diferentes tipos de amizade. Assim como existem diferentes tipos de amigos. E com os mesmos amigos podes atravessar momentos diferentes de amizade.

Há aqueles que vês e falas de vez em quando e sentes que caso precises de falar de algo mais pessoal que podes contar com eles, mas não são propriamente os primeiros a quem tu recorres. Existem outros que tu procuras em caso de necessidade extrema, choras desalmadamente e pernoitas em casa deles, onde recebes atenção e carinho quando precisas. Os amigos que já foram mais amigos do que são hoje, mas não ganham outro adjectivo que não o de ser amigo. Aqueles com quem falas todos os dias e contas cada pormenor com pontos e virgulas e ele-disse-isto e eu-respondi-aquilo. Os outros com quem marcas almoços de mês a mês e fazes um ponto-de-situação da tua vida. Aqueles que tu amas de paixão e que serão teus amigos para o resto da tua vida, independentemente do tempo que separa cada encontro, ou do meio de comunicação, com quem tu sentes que assinaste um pacto intrínseco de amor e carinho, sem necessidade de palavras faladas ou escritas; que passe o tempo que passar, ele é O teu amigo! aquele amigo! que tiras a camisa e lhe dás e ele fará o mesmo por ti; para quem a tua casa é a casa dele, por quem tomas conta dos filhos ou deixas a tua aos seus cuidados, para quem te sacrificas sem sentir qualquer sacrifício.

E é também este universo de amigos que revelam o ser humano que és.
E é este universo que me faz sentir uma pessoa especial. Saber que posso ser quem sou sem disfarces, barreiras ou subterfúgios; que me apoiam, que sugerem ou criticam; que aplaudem, me acompanham ou me chamam à razão; que gritam, choram comigo ou por mim; com quem eu rio, com quem eu quero estar, de quem eu tenho saudades; por quem eu nutro um sentimento tão especial que só posso dizer "Adoro-te"!

Agradeço a eles tudo o que me dão e principalmente, porque eles também fazem de mim, quem eu hoje sou.

2 comentários: