segunda-feira, 15 de novembro de 2010

o que te recordas mais da tua Mãe?

Jantar de gaijas. 5 no total. Eu, a única divorciada. Duas bem com o casamento. As outras duas também não.

Aquelas mulheres estão cansadas, diria até esgotadas senão com uma depressão.
Para elas tudo é um esforço, tudo é difícil e complicado, desde tirar o cinto da cadeirinha das crianças, a vesti-los pela manhã e levá-los à escola, a brincar um pouco quando chegam a casa... São as primeiras que admitem que, se quando chegam a casa ainda têm tempo antes de começar a fazer o jantar, optam por trabalhar mais um pouco enquanto o filho brinca sozinho no quarto.
São as primeiras também a admitir que preferem uma escola perto de casa para que o trajecto até ao emprego seja em paz e sossego.

A paciência para com o marido esgotou-se e o rol de queixas aumenta. Ou porque ele vai jantar com os amigos ou porque ele chega a casa tarde e as crianças já dormem, porque eles não ajudam em casa, e afinal à noite... quando deveriam dormir voltados um para o outro, elas viram as costas e fingem dormir para que o marido nem sequer tente fazer amor com elas.

Que vida é esta?!?
Aguentam isto tudo para quê? Porque é mais um rendimento a entrar? Porque os filhos precisam de um Pai e uma Mãe debaixo do mesmo tecto? Creio que sim mas a que custo?!

E um beijo de saudades e ardente quando o parceiro chega a casa? ou os jogos eróticos num banho a dois? ou aquela cumplicidade, harmonia e amizade? a vontade de lhe contar os desejos e aspirações? os objectivos a dois? o passeio de mãos dadas... o dormir aconchegado.. o acordar e enchê-lo de beijos... um domingo na cama com a filha a meter-se no meio e a pedir desenhos animados... o pequeno-almoço na esplanada da praia... o Natal a três... as cócegas e risadas à socapa... a certeza que está tudo bem enquanto ele estiver ao teu lado...

A rotina é um vírus. Entra nos teus poros e infiltra-se no sangue, ocupa todas as tuas ramificações e antes que te apercebas... perdes a faculdade de viver; esqueces-te porque te apaixonaste e o quanto ansiavas o teu filho.

Que raiva que me dá aquela expressão arrastada de "é tudo muito complicado...."

Os nossos filhos têm saúde! Têm saúde!! Já repararam nisso?!?
E nós temos também saúde, e um tecto, e escola particular para os filhos, um emprego, a capacidade de pensar, falar, ver e ouvir, dois ou três carros, a manicura e pedicura e depilação e a tinta no cabelo em dia, os nossos pais e irmãos próximos de nós, um país sem guerra, um mar à porta de casa, amigos....

Oh pá, saiam dessa inércia e façam algo pela vida! por vocês! essa conversa de que é o melhor para os filhos é só uma desculpa!! os nossos filhos querem nos ver felizes e bem com a vida! e nós não nos podemos esquecer que somos os modelos deles em tudo inclusive no que toca a relações.

A minha máxima tem sido como eu gostaria que a D se lembre de mim e desejo com todas as forças que ela se lembre de uma Mãe forte, corajosa e decidida, que sofreu mas lutou pela felicidade, que era honesta, inteligente e amiga, generosa e divertida. Quero que ela diga... "sim, a minha Mãe gozou a vida e ensinou-me muito; sou feliz também graças a ela!".

2 comentários:

  1. dou-lhe os meus parabéns pela Mulher que é. Pela Mãe que é. Tudo com M grande, porque dá valor à vida, à sua condição como mulher, ao seu marido, aos seus filhos. É muito raro encontrar pessoas cque enfrentem tudo com um sorriso. Está numa realidade na qual ainda n entrei (n sou casada nem tenho filhos) mas espero quando chegar a minha vez lembrar-me deste seu post quando estiver prestes a baixar as "armas". Nós merecemos e eles também, mas temos q fazer por isso. Um grande exemplo de vida sem dúvida!

    sou seguidora ;)

    espreite os meus cantinhos de Moda:
    fashionmarketslove.blogspot.com
    &
    mirandastyleatbreakfast.blogspot.com

    um beijinho,
    seguidora Miranda

    ResponderEliminar
  2. Beeemmmmm....
    :D

    Isso é que é... adorei ler este teu texto!
    E tens toda a razão no que dizes... são apenas desculpas, desculpas e nada mais que isso... e o pior é que a verdadeira razão é: Medo!

    Parabéns pelo texto, pelo grito e pela demonstração de indignação.
    Já agora... demonstraste isso às tuas amigas?
    :)

    ResponderEliminar