quarta-feira, 10 de novembro de 2010

tenham dó!!

Pergunto-me.. o que nos leva a deixar uma filha na escola com as lágrimas a correr pela face, com os bracinhos esticados a chamar pela Mamã...?
Sinceramente não sei...

Será o trânsito que aquela hora já começa a ser complicado? ou o facto de teres um descampado para estacionar que esgota antes das 9h da manhã? ou quereres dar o exemplo e seres das primeiras a chegar? ou porque simplesmente gostas de começar a trabalhar cedo?

É verdade que são tudo motivos. Mas serão justificações?
É o meu bebé!! É verdade que já tem 4 anos mas por outro lado.... bolas!!! ainda só tem 4 anos!!!
Os nossos filhos conhecem desde cedo o sentimento da separação e da perda porque não entendem que a Mamã volta umas horas mais tarde; porque não adivinham o aperto no coração que levamos connosco por os termos deixado a chorar... e com aqueles bracinhos pequeninos esticados a pedir-me colo.. e carinho..

E eu ainda refuto "Ó D.. não pode ser assim querida! a Mamã tem de ir trabalhar"... tenho de ir trabalhar... pois tenho! mas como se isso fosse automaticamente transformado numa equação perfeita de compreensão e raciocinio.

E depois de me castigar mentalmente por andar sempre a correr e preocupada com o horário e o trânsito, eis que finalmente chego à escola, pronta para abraçar a minha filhota e enchê-la de beijos e mimos!! de levá-la para casa e de brincar e pintar até à exaustão!! de lhe dar banho, ficar cheirosa e vestir um pijama quentinho.... a pirralha nem sequer me cumprimenta!!!! está mais preocupada em pedir-me para a amiga ir lá para casa ou de ir para casa da amiga, quando apenas(!) 10 horas antes se sentia perdida e desgostosa sem mim!!!!

E o pior é que na manhã seguinte eu não aprendo a lição e em caso de choro, volto a martirizar-me novamente!!

2 comentários:

  1. Eu consigo ficar de consciencia traquila nessas situações porque espero um bocadinho escondida e quando volto a espreitar a filhota já está toda bem disposta a brincar com os amigos.

    A M. todas as manhãs depois dos beijinhos e abraços de despedida, tem de vir ao meu colo para depois passar ao colo da educadora ... sempre foi assim! Gosta do seu mimo matinal.

    ResponderEliminar
  2. he he he

    Não te martirizes porque faz parte do crescimento... é mesmo assim.
    Claro que gostariamos de minimizar esse desconforto, essa sensação de "abandono"... mas não dá... ou será que dá? DÁ???!?

    Eu gostaria que desse... e se der, então porque não o fazemos?

    Talvez mudar de vida... de hábitos... de cultura empresarial... sei lá...

    Seja como fôr, todos passámos por isso, e estamos cá firmes e hirtos que nem uma barra de ferro (?!?!?!?)...

    Depressa as crianças, nós quando o fomos também, se esquecem do "abandono" (que sabemos não ser um abandono), renovam relações com as outras crianças "abandonadas" (e formam uma irmandade de abandonados?) e passam um tempo muito bem passado... e essas 10 horas depois (meu Deus... 10 horas?!?!?... que raio de vida nós temos!) já soam a pouco no meio das brincadeiras vividas...

    :)

    ResponderEliminar