segunda-feira, 20 de junho de 2011

carta de intenções

Talvez por ter sido um fim-de-semana especialmente cansativo, ao dar banho à minha menina tive com ela uma conversa de um modo particularmente intenso, apesar do tema não ser novidade.
Não posso passar o dia inteiro a dizer-lhe a mesma frase para "arrumar o quarto" ou "come" ou "vem tomar banho" ou "não saltes no sofá", não porque não compreenda que é uma criança mas porque ela tem de compreender quem eu sou e o que faço por ela.
(Sim.. estava cansada mas....)

Acredito sinceramente que dar valor ao que se tem é fundamental para estimar, partilhar, conquistar, aceitar e resignar-se!

- Esta luz do tecto a Mamã tem de pagar; e esta água que sai do chuveiro a Mamã tem de pagar; e este champôo, o pijama quentinho, a comidinha, os livros das histórias... tudo isso a Mamã tem de pagar. E para o fazer tenho de trabalhar para ganhar dinheiro. E por isso no final do dia a Mamã está cansada e custa-me muito que quando te vou buscar à escola tu não te lembres disso. Porque mais uma vez, para estares naquela escola a Mamã tem de pagar. E sabes, há meninos que não têm água para tomar banho; nem livros de histórias; nem Canal Panda; nem pijamas cheirosos e quentinhos.....

E assim continuei. A explicar-lhe que é uma menina cheia de sorte. E que tem de dar valor a isso. E reconhecer. E agradecer.

- Porque se não dás valor, então a Mamã dá os brinquedos a quem precisa! Porque é preciso a Mamã lembrar-te sempre que tens de dizer 'obrigada'? É assim tão difícil?

E começou a emocionar-se e a querer chorar mas eu não deixei!

- Não chores! Se a Mamã está a ter esta conversa contigo é porque quero que cresças e te tornes numa mulher adulta honesta e forte. Que os teus amigos te admirem e confiem em ti! Que sejas capaz de dar valor ao que a Mamã faz por ti e que consigas fazer ainda mais! É para ti filha!
- Eu vou dar Mamã... eu vou dar valor Mamã..... tu és muito quida Mamã..... desculpa.....
- É meu dever fazer tudo para que tu cresças forte e saudável mas não vou deixar que sejas mimada D!

Ficámos abraçadas.
Eu estava realmente triste... creio que a falta de reconhecimento do M por tudo o que fiz pelo nosso casamento e família, espelhava-se agora naquela minha criatura pequenita, que não tem culpa de nada mas que eu tenho toda a obrigação de a fazer ver.

- Já sei Mamã! E se nós fizermos uma lista das coisas que eu tenho de fazer para eu não me esquecer? E pomos um quadradinho e depois assim um 'yes' a verde quando fizer bem e uma cruz vermelha quando fizer mal! Boa Mamã? O que achas? Boa ideia Mamã?

E de banho tomado, cheirosa e confortável, sentei-a ao meu colo e na sua secretária definimos uma lista, que eu baptizei de carta de intenções.
E expliquei o que é uma intenção; e uma promessa; e o carácter; e a confiança.
  • Na escola presto atenção ao que as professoras dizem e aprendo para crescer;
  • Quando a Mamã chega, dou beijinho de boa-tarde e não faço birra se os amigos não puderem ir a minha casa;
  • Ao chegar a casa, arrumo os sapatos e vou tomar banho quando a Mamã diz;
  • .... e outros assim.

Finalizei com regras de "Sempre":
  • Dizer Obrigada; Se faz Favor; Com licença
  • Respeitar e cumprimentar as pessoas
  • Agradecer e dar valor ao que tenho

No final achei que o mais justo seria eu também ter uma lista semelhante e perguntei o que ela achava que eu fazia mal ou que deveria fazer de diferente:

- Nada Mamã. Tu fazes tudo bem. Tu és minha amiga, e ensinas-me muitas coisas por isso está tudo bem Mamã.
(babo-me....)

Mensagem entendida ou não.... é um projecto diário. Como os meus Pais fizeram comigo.
Espero que ontem eu tenha realmente semeado para amanhã ser ela a colher....

1 comentário:

  1. Estou a ler isto ao contrário e já te tinha dito isto lá em cima, mas...


    ...



    adoro-te. E a tua menina vai crescer com valores e consciência, duas das coisas mais preciosas na vida!

    C.

    ResponderEliminar